Vocabulário
GLOSÁRIO DE TERMOS
|
||
Conceitos gerais
|
||
Age | Levantar, de baixo para cima. | |
Akiresuken | Tendão de Aquiles.. | |
Arashi | Tormenta. | |
Ashi | Perna, pé, Keri, Geri, Soku. | |
Ashigatana | Sokuto. | |
Ashi-Kubi | Tornozelo. | |
Ashiura | Teisoku. | |
Ashi-Sabaki | Trabalho com os pés. | |
Ashi-Waza | Técnica de perna. | |
Atama | Cabeça. | |
Atemi | Golpe ao corpo. | |
Atemi-Waza | Técnica de golpear, golpes. | ( I.30) |
Ayumi-Ashi | Andar. | ( I.43) |
Barai | Harai, varrer. | |
Basami | Hasami, Tijela. | |
Bitei | Costas, coxis. | |
Bunkai | Aplicações. | |
Chelang | Costas, 7ª vértebra dorsal. | |
Chikama | Distacia corta. | * |
Chudan | Médio. | ( I.78) |
Dojo | O Dojo é a sala ou o lugar onde se pratica ou conhece o caminho. Lugar de meditação . | |
Dojo Kun | Normas de conducta no DOJO. | |
Empi | Hiji, cotovelo. | |
Ensho | Calcanhar. | |
Eri | Pescoço. | |
Fusegi | Defesa. | ( I.61) |
Gai-Wan | Exterior do braço. | |
Gake | Kagi, Kake, Gancho. | |
Garami | Karami. | |
Gari | Kari, Acção de cegar. | |
Gedan | Baixo. | ( I.78) |
Geri | Pontapé, Ashi, Keri, Soku. | |
Gi | Traje. | ( I.29) |
Godan | Quinto nível, Cinturão negro 5º Dan. | ( II.183) |
Goka-Jô | Quinto princípio. | |
Gokyu | Cinturão amarelo, 5º kyu. | ( I.39) |
Go-No-Sen-Waza | Tai-Tai-No-Sen-Waza. Aplicações de Go-No-Sen. Consiste em tomar a iniciativa ante o ataque de un adversário. | ( II.156) |
Taiza | Situación de las cabezas de rodillas. | * |
Goshi | Koshi. | |
Guruma | Kuruma, Roda | |
Gyaku | Contrário, inverso. | |
Hanmi-Gamae | Meio corpo, postura de defesa e de resposta a um ataque com a perna avançada flectida e o torso médio voltado de lado. | (II.171) |
Harai | Barai | |
Hasami | Basami | |
Hen-O | Reflexos. | (II.156) |
Hiji | Empi. | |
Hitsui | Hiza. | |
Hiza | Hitsui, joelho. | |
Hiza-Gashira | Rótula. | |
Hizazume-no-maai. | Distância dos joelhos entre tori e uke do kime-no-kata. | * |
Hiza-Zuri. | Andar de joelhos, Shikko. | |
Hizo | Costas, cavidade renal. | |
Ikka-Jô | Primeiro princípio. | |
Ikkyu | Cinturão castanho, 1º Kyu. | (I.109) |
Irimi | Entrar. | |
Jô | Princípio, alto, superior, bastão curto. | |
Jôdan | Nível superior. | (I.78) |
Jime | Estreitar, apertar | |
Jita-Kyoei | Amizade e prosperidade mútua. | * |
Jû | Suave, flexível, adaptável, harmonioso. | |
Juji | Cruz. | |
Jutsu | Jitsu, Verdadeiro, técnica, treinamento em corpo e alma (do sol o sol)). | * |
Jyodan | Alto. | |
IKagato | Kakato, Ensho. | |
Kagi | Gake, Kake. | |
Kaiten-Ashi | Pivotear dando um passo para diante. | |
Kakari-Geiko | Técnicas de ataque básicas, estudadas durante o treino. | (I.120) |
Kakato | Kagato, Ensho, calcanhar. | |
Kake | Gake, Kagi. | |
Kansetsu | Articulações, noz dos dedos. | |
Kan-geico | Treinar durante a época fria de 4:00 a 7:00 a.m. | * |
Karami | Garami, Envolvimento, espiral, entrelaçado. | |
Kari | Gari, Ceifa. | |
Kata | Ombro, modelo, forma. | |
Katame-Waza | Técnicas de agarre do corpo, estrangulação e chaves de deslocação. | |
Keage | Atemis segundo a variante descendente. | (I.111) |
Kebanashi | Realização de atemis segundo a variante percutante. | (I.111) |
Keiko | Washide, Dedos em ponta, pico de águia. | |
Kekato | Calcanhar | |
Kekomi | Realização de atemis segundo a variante horizontal de modo penetrante. | (I.111) |
Kentô | Frente do punho, punho em sabre. | |
Keri | Ashi, Geri, Soku. Judo: apoio do pé de Tori sobre o joelho de Uke, com o fim de provocar o seu desequilíbrio). Karate: pontapé. | |
Kesa | Cachecol. | |
Ki | Espírito. | (I.31) |
Kiai | Grito com valores práticos e psicológicos. Significa encontro dos espíritos. | (I.79) |
kime-no-Kata | Forma básica do Defesa Pessoal. Sinken-shobu-no-Kata | * |
Kinteki | Testículos. | |
Ko | Menor, menos, pequeno. | |
Kobore | Tíbia. | |
Kobuski | Punho. | |
Ko-Kyoshi | Um joelho no solo e o outro erguido. | |
Kori | Parte de cima do pé. | |
Koshi | Goshi, quadril | |
Kote | Ude, antebraço, pulso. | |
Kubi | Pescoço | |
Kumi-Kata | Agarrar o kimono do adversário. | (I.46) |
Kuruma | Guruma. | |
Kuzushi | Desequilíbrio | (I.61) |
Kyôei | Costas entre a 4ª e 5ª costela. | |
Kyôsen | Plexo solar. | |
Kyoshi | Mestre, Grau de 6º e de 7º Dan. | |
Kyoshi-No-Kamae | Postura alta de joelhos à japonesa. | (I.88) |
Kyosho | Pontos vulneráveis do corpo. | (I.120) |
Kyôtotsu | Parte alta do esterno. | |
Ma | Directamente. | |
Mae | Frontal. | |
Maai | Distancia. | |
Maitta | Abandono. | * |
Ma Mae | Directamente em frente de. | |
Makikomi | Enrolar. | |
Mata | Interior do músculo. | |
Mawari | Voltereta. (à parte dianteira, da parte traseira, do lado.) | *; |
Mawashi | Circular. | |
Morote | Ryôte. | |
Migi | Direita, direcção. | |
Mune | Peito. | |
Nage | Projecção, puxar. | |
Nage-Waza | Técnicas de projecção. | |
Ne-Waza | Técnicas aplicadas a partir de uma posição estendida no solo, tendentes a agarrar ou a projectar. | |
Nei-Wan | Interior do braço. | |
Nidan | Segundo nível. Cinturão negro 2º Dan. | (II.131) |
Nika- Jô | egundo princípio. | |
Nikyu | Cinturão azul, 2º Kyu. | |
O | Maior ou grande. | |
Obi | Cintura, cinto. | (I.29) |
Okuri | Enviar. | |
Osae-Waza | Técnicas de imobilização. | |
Oshi | Empurrão. | |
Otoshi | Fazer cair. | |
Randori | Prática livre. | (I.80) |
Rei-Ho | Formas de saudação. | (I.28,40) |
Renko-Hô | Técnica de imobilização dos braços do adversário, mediante bloqueio ou mediante chave, forma de condução. | (II.170) |
Renraku- Waza | Encadeamento de técnicas. | (I.80) |
Ritsu-Rei | Saudação de pé. | (I.28,40) |
Ryôte | Morote, duas mãos. | |
Sakotsu | Clavícula. | |
Sandan | Terceiro nível, Cinturão negro 3º Dan. | (II.151) |
Sanka-Jô | Terceiro princípio. | |
Sankyu | Cinturão verde, 3º Kyu. | |
Sasae | Parar, deter, refrear, conter. | |
Sen-No-Sen-Waza | Tai-No-Sen-Waza. Antes de finalizar o ataque Uke, Tori deve realizar a defesa. | (II.156) |
Sen-Sen-No-Sen-Waza | Tori toma a iniciativa antes de que o ataque se concretize. É chamada iniciativa superior. | (II.156) |
Seiken | Puno cerrado. | |
Seiza | Dois joelhos no solo. | |
Seoi | Costas, parte superior das costas na região do ombro. | |
Shiai | Competição. | (I.80) |
Shiko-Dachi | Posição aberta. | (I.41) |
Shikko | Andar de joelhos. Hiza Zuri. | (I.107) |
Shime-Waza | Técnica de estrangular ( pescoço, braço, tronco ). | |
Shin-tai | Deslocamentos. | |
Shisei | Posturas. | |
Shite | Aikido, quem executa a técnica, corresponde a Tori em judo. | |
Shitsu | Vazio ou buraco do joelho. | |
Shisu- Kansetsu | Articulação do joelho. | |
Shizen- tai | Postura natural. | (I.40) |
Shochu-geiko | Treinar durante a época de mais calor em verano de 2:00 a 5:00 p.m. | * |
Sho-Dan | Cinturão negro 1º Dan. | |
Shotei | Shuwan | |
Shuwan | Shotei, Palma. | |
Sinken-Shobu-No-Kata | Forma do combate real, kime-no-Kata. | * |
Sobi | Base da barriga da perna ou pantorrilha. | |
Soda | Costas, Espalda, 7ª vértebra cervical. | |
Sode | Manga. | |
So-in | Raiz dos dedos dos pés. | |
Sokuho-Ukemi | Yoko-Ukemi. | * |
Sokuto | Ashigatana, canto exterior do pé. | |
Sotai-Renshu | Estudo com um companheiro. | (I.78) |
Soto | Externo, parte de fora. | |
Suigetsu | Boca do estômago. | |
Suku | Ashi, Keri, Geri. | |
Suto | Tegatana, Canto da mão. | |
Tai-Tai-No-Sen-Waza | Go-No-Sen-Waza. | |
Tai-No-Sen-Waza | Sen- No- Sen- Waza. | |
Tai-Sabaki | Deslocamento em círculo. | (I.43) |
Tandoku-Renshu | Estudo, forma de treino, solo. | (I.60) |
Tani | Vale. | |
Te | Mão. | |
Tegatana | Suto, Borda cubital da mão usada em atemi. | |
Teisoku | Ashiura, planta do pé. | |
Tekubi | Pulso. | |
Tenkai-Ashi | Pivotear. | |
Tenkan-Ashi | Pivotear dando um passo para trás. | |
Tetsui | "Martelo de ferro", golpe com a parte exterior do punho cerrado e de revés. | |
Tohma | distância longa. | * |
Tokui-Waza | Técnica preferida dum Judoka. | (II.180) |
Shotei | Remoinho. | |
Tori | Judo; quem executa a técnica, corresponde a Shite em Aikido. | (I. 27) |
Tsugu-Ashi | Passo deslizante. | (I.42) |
Tsuki | Zuki, golpe. | |
Tsukuri | Construção do movimento. | (I.62) |
Tsuma | Dedos dos pés. | |
Tsuma-Saki: | Ponta dos dedos dos pés. | |
Uchi | Interior, dentro. | |
Uchi-Komi | Repetição duma mesma técnica. | (I.111) |
Ude | Kote. | |
Uke | Uke te, Ude, O que recebe una projecção. | (I.27) |
Ukemi | Queda. | |
Uke-Waza | Técnica de bloqueio. | |
Uki | Flutuar. | |
Ura | Oposto, negativo. | |
Ushiro | Costas. | |
Utsuri | Movimento, câmbio. | |
Wan | Braço. | |
Washide | Keiko. | |
Waza | Técnicas, arte. | |
Yodan | Quarto nível, Cinturão negro 4º Dan. | (II.169) |
Yokka-Jô | Quarto principio. | |
Yoko | Costado. | |
Yonkyu | Cinturão laranja, 4º Kyu. | (I.57) |
Yubi | Dedos. | |
Za-Rei | Saudação de joelhos. | (I.28,40) |
Zempo-Kaiten-Ukemi | Queda hacia delante em roda, golpear com a mão no solo. | * |
Zempo-Ukemi | Mae-Ukemi, queda frontal. | * |
Zuki | Tsuki. | |
Agarres, presas: | ||
Eri-Tori | Agarrar o pescoço da casaca. | |
Gyaku-Katate-Dori | Agarrar o pulso contrário. | |
Jyunte-Dori | Agarrar um pulso e com a outra mão executar Gyaku- Tsuki. | |
Kami-Tori | Agarrar o cabelo (Mae-kami-tori,Ushiro-kami-tori). | |
Karate-Ryote-Dori | Agarrar os dois pulsos de frente. | |
Kata-Dori | Agarrar um ombro. | |
Katate-Dori | Agarrar o pulso de frente. | |
Kosa-Dori | Agarrar uma mão, cruzado. | |
Mae-Dori-Uwate | Abraço de frente com os braços. | |
Mae-Kami-Tori | Agarrar o cabelo por diante. | |
Morote-Dori | Agarrar duas mão com uma(Ushiro-morote-dori ). | |
Mune-Dori | Agarrar as lapelas. | |
Ryokata- Dori | Agarrar os dois ombros( Ushiro-ryokata-dori ). | |
Ryote-Dori | Agarrar as duas mãos (Ushiro-ryote-dori). | |
Sode-Tori | Agarrar as mangas. | |
Te-Dori | Agarrar de mãos. | |
Ushiro-Dori | Agarrar as mãos pela retaguarda. | |
Ushiro-Dori-Uwate | Abraço pelas costas com os braços. | |
Ushiro-Eri-Dori | Agarrar por trás o pescoço da jaqueta. | |
Ushiro-Morote-Dori | Agarrar as duas mãos com uma por trás. | |
Ushiro-Kami-Tori | Agarrar por trás o cabelo. | |
Ushiro-Kubi-Dori | Estrangulamento ao pescoço por trás. | |
Ushiro-Kubi-Shime | Estrangulamento ao pescoço por trás e agarrar com uma mão. | |
Ushiro-Ryokata-Dori | Agarrar os dois ombros por trás. | |
Ushiro-Ryokata-Dori-Kaiten | Agarrar os dois ombros por trás rodando. | |
Ushiro-Ryote-Dori | Agarrar as duas mãos por trás. | |
Técnicas: . | ||
Age-Tsuki | Soco ascendente, análogo a um uppercut. | (I.112) |
Age-Uke | Bloqueio defensivo, executado com o braço ou com a perna, debaixo para cima. | |
Age-Tsuki | Soco ascendente, análogo a um uppercut. | (I.112) |
Age-Uke | Bloqueio defensivo, executado com o braço ou com a perna, debaixo para cima. | |
Ashi-Bo-Uke | Bloqueio da perna do adversário mediante um gancho da perna.. | (I.114) |
(II.185) | ||
Ashi-Guruma | Rotação sobre a perna. | (II.160) |
Ashi-Ishigi-Ashi-Garami | Técnica sobre a perna flectida com controlo da perna sobre a perna. | (II.144) |
Ashi-Ishigi-Ashi-Gatame | Técnica sobre a perna estendida com controlo do joelho e do pé. | (II.145) |
Atama-Waza | Atemi com a cabeça. | (I.124) |
Daki-Wakare | Separação pelo abraço. | (II.186) |
De-Ashi-Barai | Varrimento do pé avançado. | (I.114) |
Empi-Uchi | Hiji-Uchi. Golpe com o cotovelo. | (I.64) |
Gedan-Barai | Bloqueio baixo. | (I.49) |
Gedan-Geri | Patada baixa. | (I.124) |
Gyaku-Tsuki | Directo contrário. | (I.47) |
Gokyo | Ude-Nobashi, Estiramento e rotação do braço, 5º Principio. | (I.87) |
(II.142) | ||
Hadaka-Jime | Estrangulamento realizado com as mãos nuas. | (I.88) |
Haishu-Uchi | Golpe dado com o dorso da mão, em diagonal de baixo para cima. | (I.124) |
Haito- Uchi | Golpe com o borde interior da mão. | (I.82) |
Hane-Goshi | Quadril alado. | (II.135) |
Hane-Makikomi | Ala enrolada. | (II.140) |
Hara-Gatame | Luxação do braço com o ventre. | (I.116) |
Harai-Goshi | Varrimento de Quadril. | (I.101) |
Heiko-Dachi | Postura de espera com os pés em paralelo. | (I.58) |
Hiji-Uchi | Empi- Uchi. | (I.64) |
Hikikomi-Gaeshi | Voltear mediante a acção de atrair. | (II.187) |
Hiza-Gatame | Luxação do braço com o joelho. | (I.128) |
Hiza-Geri | Golpe com o joelho. | (I.66) |
Hiza-Guruma | Projecção por bloqueio do joelho. | (I.85) |
Hon-Kesha-Gatame | Controlo no solo, latero-costal, 1ª imobilização. | (I.53) |
Ikkyo | Ude-Osae, Controlo do braço, 1º Principio. | (I.52) |
Irimi-Nage | Projecção, entrando. | (I.115) |
Jigo-Hontai | Jigo- Tai. | (I.41) |
Jigo-Tai | Jigo- Hontai, Posição defensiva básica. | (I.41) |
Jôdan Age-Uke | Bloqueio alto. | |
Jôdan-Kekomi | Patada dura ao rosto. | |
Jôdan Mae-Geri | Patada frontal ao rosto ou ao pescoço. | |
Jôdan Tensho-Uke | Golpe defensivo à cara do adversário com a palma da mão. | |
Jô-Jutsu | Técnica de bastão curto. | |
Jyodan-Uke | Bloqueio alto. | (I.67) |
Juji-Garami | Manter em cruz, projecção com luxação em cruz dos braços de Uke. | (II.177) |
Juji-Gatame | Extensão e luxação do braço em cruz. | (I.102) |
Juji-Jime | Estrangulamento com as mãos em cruz. | (I.103) |
Juji-Uke | Bloqueio em cruz. | (I.99) |
Jun-Tsuki | Oi-Tsuki. | |
Kagi-Tsuki | Kagizuki, Golpe dado em gancho. | (I.97) |
Kagizuki | Kagi-Tsuki. | (I.97) |
Kaiten-Nage | Projecção giratória. | (II.162) |
Kakate | Bloqueio com a mão enganchando. | (II.185) |
Kakato-Geri | Patada com o calcanhar do pé. | (I.83) |
Kakiwake-Uke | Bloqueio com as duas mãos abrindo a guarda de Uke. | (II.173) |
Kami-Shiho-Gatame | Controlo das quatro esquinas de Uke, mediante pressão do corpo de Tori, 3ª imobilização. | (I.53) |
Kani-Basami | Tesoura de caranguejo. | (II.163) |
Kanukki-Gatame | Imobilização do braço pelo exterior. | (I.87) |
Kata-Gatame | Controlo pelo ombro, 2ª imobilização. | (I.73) |
Kata-Guruma | Giro à volta dos ombros. | (I.126) |
Kata-Ha-Jime | Estrangulação com controlo lateral do ombro. | (I.116) |
Kata-Te-Jime | Estrangulamento com uma mão. | (I.128) |
Kata-Ude-Kansetsu | Controlo pelo ombro. | (I.102) |
Kibizu-Kantsetsu | Técnica por extensão ou torção do tornozelo . | |
Kin-Geri | Patada dada de baixo para cima, com a parte superior do pé aos testículos (Kin). | |
Koshi- Guruma | Rotação pelos quadris. | (I.50) |
Koshi-Kantsetsu | Luxação por extensão e abdução da anca. | (II.179) |
Koshi-Nage | Série de projecções de anca. Aikido. | (I.115) |
Kokutsu-Dachi | Postura recta com a perna avançada dobrada e o peso do corpo repousando sobre a perna atrasada, ligeiramente flectida. | (I.58) |
Ko-Soto-Gake | Pequeno enganche externo. | (I.85) |
Ko-Soto-Gari | Pequena ceifa externa. | (I.69) |
Kote-Gaeshi | Torção externa do pulso. | (I.51) |
Kote-Hineri | Sankyo, 3º Principio. | (I.86) |
Kote-Mawashi | Nikyo, Yuki-Chigae, 2º Principio. | (I.71) |
Kibishu-Gaeshi | Dar a volta ao calcanhar. | (II.175) |
Kibizu-Kansetsu | Luxação da perna por extensão ou torção. | (II.189) |
Kubi-Kantsetsu | Alavanca da cabeça em extensão ou torção. | |
Kubi-Nage | Projecção com controlo do pescoço | (I.69) |
Kuchiki-Taoshi | Queda da árvore podre | :(II.160) |
Kumi-Kata | Kumi-Uchi, Yawara, Temoto, Yoroi-Kumi-Uchi. | |
Kumi-Uchi | Yawara, Kumi-Kata, Temoto, Yoroi- Kumi- Uchi, Técnica de agarrar a roupa do adversário para forçar o combate corpo a corpo. | |
Kuzure-Kami-Shiho-Gatame | Variante de Kami-Shiho-Gatame, 4ª imobilização | (I.73) |
Kuzure-Kesha-Gatame | Variante de Kesha-Gatame, 9ª imobilização. | (I.73) |
Kuzure-Yoko-Shiho-Gatame | Controlo dos quatro pontos de costas, variante de Yoko-Shiho-Gatame, 7ª imobilização. | (I.106) |
Mae-Geri | Patada de frente, Patada directa com a perna adiantada. | *(I.48) |
Mae-Ashi-Geri | Patada directa com a perna adiantada. | * |
Mae-Tobi-Geri | Patada de frente saltando. | (II.175) |
Mae-Tsuki | Directo frontal. | (I.47) |
Mae-Ukemi | Queda frontal. Zempo-Ukemi. | (I.47) |
Mawashi-Geri | Patada circular. | (I.67) |
Mawashi-Tsuki | Soco circular. | (I.112) |
Mikazuki-Geri | Patada circular com a planta do pé cruzada. | ( I.98) |
Mikazuki-Uke | Bloqueio com a planta do pé, com movimento circular, em forma de media lua. | (I.113) |
Mono-Gatame | Chave de cotovelo em extensão . Tori sustenta o braço estirado, colocando sua anca detrás do cotovelo de Uke. | |
Morote-Gari | Ceifa pelas mãos. | (I.126) |
Morote-Tsuki | Morote-Uchi, Morote-Zuki, Ataque feito com as mãos. | (II.157) |
Morote-Uke | Bloqueio com as duas mãos ou mediante uma, apoiando-se sobre a outra. | (I.84) |
Mune-Gatame | Controlo com o peito. | (I.129) |
Nagashi-Uke | Bloqueio com a palma da mão desviando o ataque de uke. | (I.68) |
Neko-Ashi-Dachi | Postura de pés de gato. | (I.79) |
Nikyo | Kote-Mawashi, Yuki- Chigae. Controlo interior do pulso, 2º Princípio. | (I.71) |
O-Goshi | Grande projecção de anca. | (I.70) |
Okuri-Ashi-Barai | Varrimento aos dois pés. | (I.114) |
Okuri-Eri-Jime | Estrangulação mediante a solapa. | (I.116) |
O-Soto-Gari | Grande ceifa exterior. | (I.99) |
O-Soto-Guruma | Grande roda pelo exterior. | (II.174) |
O-Soto-Otoshi | Grande derrubamento pelo exterior. | (I.50) |
Otoshi-Uke | : Bloqueio de um golpe mediante empurrão directo. | (II.158) |
O-Uchi-Gari | Grande ceifa exterior. | (I.69) |
Oi-Geri | Patada directa com à perna atrasada. | (I.48) |
Oi-Tsuki | Jun-Tsuki, directo avançando. | (I.47) |
Ryote-Jime | Estrangulação com ambas as mãos. | (II.178) |
Sankaku-Gatame | Luxação do braço controlando em forma de triângulo. | (II.188) |
Sankaku-Jime | Estrangulação em triângulo. | (II.179) |
Sankyo | Kote-Hineri. Luxação do pulso, 3º Principio. | ( I.86) |
Sasae-Tsuri-Komi-Ashi | Bloqueio com o pé pescando. | (I.127) |
Seio-Kantsetsu | Técnica sobre as costas em extensão ou torção do braço. | ( II.189) |
Seoi-Nage | Projecção carregando sobre as costas. | ( I.70) |
Seoi-Otoshi | Estrelar carregando sobre as costas. | (II.159) |
Shiho-Nage | Projecção nas 4 direcções. | (I.101) |
Shomen-Tsuki | Shomen-Uchi, Soco frontal. | |
Shomen-Uchi | Shomen-Tsuki. | |
Shuto-Uchi | Golpe com o borde da mão. | (I.81) |
Shuto-Uke | Bloqueio com o borde da mão. | (I.68) |
Sode-Guruma-Jime | Estrangulamento em forma de roda com as mangas. | ( II.178) |
Sokutei-Osae-Uke | Bloqueio mediante a pressão da planta do pé. | (I.125) |
Sokuto-Osae-Uke | Bloqueio mediante pressão do " pé sabre". | (I.125) |
Soto-Geri | Yoko-Geri. | (I.66) |
Soto-Makikomi | Grande queda pelo interior. | (II.141) |
Soto-Uke | Bloqueio exterior em martelo, executando-o com a parte externa do antebraço ou com a parte alta do pulso. | (I.49) |
Sukui-Nage | Queda para trás, queda em colher. | (I.100) |
Sukui-Uke | Bloqueio com a mão recolhendo. | (II.174) |
Sumi-Gaeshi | Queda em ângulo. | (II.136) |
Syku-Yokomen-Uchi | Golpe em diagonal com a mão atrasada. | |
Tai-Otoshi | Queda do corpo por obstrução. | (I.84) |
Tani-Otoshi | Queda no Vale. | (II.138) |
Tate-Shiho-Gatame | Controlo de Uke por quatro pontos, 8ª imobilização. | (I.54) |
Tate-Tsuki | Golpe exterior na horizontal. | (I.81) |
Tawara-Gaeshi | Voltear o saco. | (II.175) |
Te-gatame | Luxação do braço controlando com a mão. | (II.188) |
Teisho-Uchi | Golpe com a base da palma da mão. | (I.82) |
Tekubi-Osae | Yonkyo, 4º Princípio. | (I.129) |
Temoto | Kumi-Kata, Kumi-Uchi, Yawara, Yoroi-Kumi-Uchi. | |
Tettsui-Uchi | Golpe com a mão em martelo. | (I.98) |
Tettsui-Uke | Bloqueio dum soco com outro soco, em martelo, sobre o antebraço do adversário. | (II.158) |
Tomoe-Nage | Projecção em circulo. | (I.127) |
Tsukkomi-Jime | Estrangulamento feito com apoio. | (II.146) |
Tsuri-Goshi | Levantar a anca. | (I.100) |
Tsuri-Komi-Goshi | Anca pescada | (I.100) |
Uchi-Mata | Projecção pelo interior do músculo. | ( II.133) |
Uchi-Uke | Defesa interna. | (I.49) |
Ude-Garami | Luxação do braço flectido. | (I.103) |
Ude-Gatame | Controlo do cotovelo. | (I.70) |
Ude-Ishigi-Ashi-Garami | Luxação do braço com a nossa perna em forma de garami. | (II.164) |
Ude-Kime-Nage | Projecção com força sobre o braço pelo exterior. | (II.176) |
Ude-Nobashi | Gokyo. Estiramento e rotação do braço, 5º Principio. | (I.86) |
(II.142) | ||
Ude-Osae | Ikkyo, 1º Principio. | (I.52) |
Ude-Uke | Bloqueio com o braço de proximidade. | (I.84) |
Uki-Goshi | Anca flutuante. | (I.50) |
Uki-Otoshi | Queda flutuante. | (I.125) |
Ura-ken | Ura-Uchi, Golpe com as nozes das primeiras falanges e o dorso da mão. | (I.63) |
Ura-Mawashi-Geri | Patada circular com rotação para fora. | (I.113) |
Ura-Nage | Projecção para trás. | (II.136) |
Ura-Tsuki | Soco proximidade. | (I.111) |
Ura-Uchi | Ura-Ken. | |
Ushiro-Geri | Patada para trás. | (I.83) |
Ushiro-Gesa-Gatame | Ushiro-Kesa-Gatame | (I.106) |
Ushiro-Goshi | Anca Contrária. | (I.127) |
Ushiro-Kesa-Gatame: | Ushiro-Gesa-Gatame, Controlo postero-costal do braço e do cinturão de Uke, 5ª imobilização. | (I.106) |
Ushiro-Kiri-Otoshi | Projecção pelas suas costas. | (I.86) |
Utsuri-Goshi | Traslado de anca. | (II.161) |
Waki-gatame | Controlo do braço com a axila. | (I.52) |
Yama-Arashi | Tempestade sobre a montanha. | (II.186) |
Yama-Tsuki | Yama-Zuki, Soco montanha, ataque com dois punhos a curta distância. | (II.184) |
Yawara | Kumi- Kata, Kumi- Uchi, Temoto, Yoroi- Kumi- Uchi. Antigo nome dado às artes de combate com as mãos vazias ( Jû- Jutsu) durante o período Edo (1603-1868). Este termo foi criado por Sekiguchi Jushin Hachi- roemon Minamoto no Sonechika ( 1647-1711 ), o fundador do Segikuchi- Ryû. | |
Yoko-Fimikeri | Pontapé lateral cortante. | (II.172) |
uno | Pontapé lateral aplacante. | (II.172) |
Yoko-Geri | Soto-Geri. Patada de costas. | (I.66) |
Yoko-Guruma | Roda de lado. | (II.138) |
Yokomen-Uchi | Golpe em diagonal. | |
Yoko-Shiho-Gatame | Controlo dos quatro pontos do corpo de Uke por um lado, 6ª imobilização. | (I.53) |
Yonkyo | Tekubi-Osae, Controlo do pulso, 4º Principio. | (I.129) |
Yoroi-Kumi-Uchi | Kumi-Kata, Kumi-Uchi, Yawara, Temoto. | |
Yubi-Kansetsu | Luxação por extensão dos dedos da mão. | (II.165) |
Yuki-Chigae | Nikyo, Kote-Mawasi, 2º Princípio. | (I.71) |
Zenkutsu-Dachi | Posição aberta para diante, com a perna avançada flectida e a de trás estendida. | (I.41) |