GLOSSÁRIO DE TERMOS |
Conceitos Gerais |
Age |
Levantar, de baixo para cima. |
|
Akiresuken |
Tendão de Aquiles.. |
|
Arashi |
Tormenta. |
|
Ashi |
Perna, pé, Keri, Geri, Soku. |
|
Ashigatana |
Sokuto. |
|
Ashi-Kubi |
Tornozelo. |
|
Ashiura |
Teisoku. |
|
Ashi-Sabaki |
Trabalho com os pés. |
|
Ashi-Waza |
Técnica de perna. |
|
Atama |
Cabeça. |
|
Atemi |
Golpe ao corpo. |
|
Atemi-Waza |
Técnica de golpear, golpes. |
( I.30) |
Ayumi-Ashi |
Andar. |
( I.43) |
Barai |
Harai, varrer. |
|
Basami |
Hasami, Tijela. |
|
Bitei |
Costas, coxis. |
|
Bunkai |
Aplicações. |
|
Chelang |
Costas, 7ª vértebra dorsal. |
|
Chikama |
Distacia corta. |
* |
Chudan |
Médio. |
( I.78) |
Dojo |
O Dojo é a sala ou o lugar onde se pratica ou conhece o caminho. Lugar de meditação . |
|
Dojo Kun |
Normas de conducta no DOJO. |
|
Empi |
Hiji, cotovelo. |
|
Ensho |
Calcanhar. |
|
Eri |
Pescoço. |
|
Fusegi |
Defesa. |
( I.61) |
Gai-Wan |
Exterior do braço. |
|
Gake |
Kagi, Kake, Gancho. |
|
Garami |
Karami. |
|
Gari |
Kari, Acção de cegar. |
|
Gedan |
Baixo. |
( I.78) |
Geri |
Pontapé, Ashi, Keri, Soku. |
|
Gi |
Traje. |
( I.29) |
Godan |
Quinto nível, Cinturão negro 5º Dan. |
( II.183) |
Goka-Jô |
Quinto princípio. |
|
Gokyu |
Cinturão amarelo, 5º kyu. |
( I.39) |
Go-No-Sen-Waza |
Tai-Tai-No-Sen-Waza. Aplicações de Go-No-Sen. Consiste em tomar a iniciativa ante o ataque de un adversário. |
( II.156) |
Taiza |
Situación de las cabezas de rodillas. |
* |
Goshi |
Koshi. |
|
Guruma |
Kuruma, Roda |
|
Gyaku |
Contrário, inverso. |
|
Hanmi-Gamae |
Meio corpo, postura de defesa e de resposta a um ataque com a perna avançada flectida e o torso médio voltado de lado. |
(II.171) |
Harai |
Barai |
|
Hasami |
Basami |
|
Hen-O |
Reflexos. |
(II.156) |
Hiji |
Empi. |
|
Hitsui |
Hiza. |
|
Hiza |
Hitsui, joelho. |
|
Hiza-Gashira |
Rótula. |
|
Hizazume-no-maai. |
Distância dos joelhos entre tori e uke do kime-no-kata. |
* |
Hiza-Zuri. |
Andar de joelhos, Shikko. |
|
Hizo |
Costas, cavidade renal. |
|
Ikka-Jô |
Primeiro princípio. |
|
Ikkyu |
Cinturão castanho, 1º Kyu. |
(I.109) |
Irimi |
Entrar. |
|
Jô |
Princípio, alto, superior, bastão curto. |
|
Jôdan |
Nível superior. |
(I.78) |
Jime |
Estreitar, apertar |
|
Jita-Kyoei |
Amizade e prosperidade mútua. |
* |
Jû |
Suave, flexível, adaptável, harmonioso. |
|
Juji |
Cruz. |
|
Jutsu |
Jitsu, Verdadeiro, técnica, treinamento em corpo e alma (do sol o sol)). |
* |
Jyodan |
Alto. |
|
IKagato |
Kakato, Ensho. |
|
Kagi |
Gake, Kake. |
|
Kaiten-Ashi |
Pivotear dando um passo para diante. |
|
Kakari-Geiko |
Técnicas de ataque básicas, estudadas durante o treino. |
(I.120) |
Kakato |
Kagato, Ensho, calcanhar. |
|
Kake |
Gake, Kagi. |
|
Kansetsu |
Articulações, noz dos dedos. |
|
Kan-geico |
Treinar durante a época fria de 4:00 a 7:00 a.m. |
* |
Karami |
Garami, Envolvimento, espiral, entrelaçado. |
|
Kari |
Gari, Ceifa. |
|
Kata |
Ombro, modelo, forma. |
|
Katame-Waza |
Técnicas de agarre do corpo, estrangulação e chaves de deslocação. |
|
Keage |
Atemis segundo a variante descendente. |
(I.111) |
Kebanashi |
Realização de atemis segundo a variante percutante. |
(I.111) |
Keiko |
Washide, Dedos em ponta, pico de águia. |
|
Kekato |
Calcanhar |
|
Kekomi |
Realização de atemis segundo a variante horizontal de modo penetrante. |
(I.111) |
Kentô |
Frente do punho, punho em sabre. |
|
Keri |
Ashi, Geri, Soku. Judo: apoio do pé de Tori sobre o joelho de Uke, com o fim de provocar o seu desequilíbrio). Karate: pontapé. |
|
Kesa |
Cachecol. |
|
Ki |
Espírito. |
(I.31) |
Kiai |
Grito com valores práticos e psicológicos. Significa encontro dos espíritos. |
(I.79) |
kime-no-Kata |
Forma básica do Defesa Pessoal. Sinken-shobu-no-Kata |
* |
Kinteki |
Testículos. |
|
Ko |
Menor, menos, pequeno. |
|
Kobore |
Tíbia. |
|
Kobuski |
Punho. |
|
Ko-Kyoshi |
Um joelho no solo e o outro erguido. |
|
Kori |
Parte de cima do pé. |
|
Koshi |
Goshi, quadril |
|
Kote |
Ude, antebraço, pulso. |
|
Kubi |
Pescoço |
|
Kumi-Kata |
Agarrar o kimono do adversário. |
(I.46) |
Kuruma |
Guruma. |
|
Kuzushi |
Desequilíbrio |
(I.61) |
Kyôei |
Costas entre a 4ª e 5ª costela. |
|
Kyôsen |
Plexo solar. |
|
Kyoshi |
Mestre, Grau de 6º e de 7º Dan. |
|
Kyoshi-No-Kamae |
Postura alta de joelhos à japonesa. |
(I.88) |
Kyosho |
Pontos vulneráveis do corpo. |
(I.120) |
Kyôtotsu |
Parte alta do esterno. |
|
Ma |
Directamente. |
|
Mae |
Frontal. |
|
Maai |
Distancia. |
|
Maitta |
Abandono. |
* |
Ma Mae |
Directamente em frente de. |
|
Makikomi |
Enrolar. |
|
Mata |
Interior do músculo. |
|
Mawari |
Voltereta. (à parte dianteira, da parte traseira, do lado.) |
*; |
Mawashi |
Circular. |
|
Morote |
Ryôte. |
|
Migi |
Direita, direcção. |
|
Mune |
Peito. |
|
Nage |
Projecção, puxar. |
|
Nage-Waza |
Técnicas de projecção. |
|
Ne-Waza |
Técnicas aplicadas a partir de uma posição estendida no solo, tendentes a agarrar ou a projectar. |
|
Nei-Wan |
Interior do braço. |
|
Nidan |
Segundo nível. Cinturão negro 2º Dan. |
(II.131) |
Nika- Jô |
egundo princípio. |
|
Nikyu |
Cinturão azul, 2º Kyu. |
|
O |
Maior ou grande. |
|
Obi |
Cintura, cinto. |
(I.29) |
Okuri |
Enviar. |
|
Osae-Waza |
Técnicas de imobilização. |
|
Oshi |
Empurrão. |
|
Otoshi |
Fazer cair. |
|
Randori |
Prática livre. |
(I.80) |
Rei-Ho |
Formas de saudação. |
(I.28,40) |
Renko-Hô |
Técnica de imobilização dos braços do adversário, mediante bloqueio ou mediante chave, forma de condução. |
(II.170) |
Renraku- Waza |
Encadeamento de técnicas. |
(I.80) |
Ritsu-Rei |
Saudação de pé. |
(I.28,40) |
Ryôte |
Morote, duas mãos. |
|
Sakotsu |
Clavícula. |
|
Sandan |
Terceiro nível, Cinturão negro 3º Dan. |
(II.151) |
Sanka-Jô |
Terceiro princípio. |
|
Sankyu |
Cinturão verde, 3º Kyu. |
|
Sasae |
Parar, deter, refrear, conter. |
|
Sen-No-Sen-Waza |
Tai-No-Sen-Waza. Antes de finalizar o ataque Uke, Tori deve realizar a defesa. |
(II.156) |
Sen-Sen-No-Sen-Waza |
Tori toma a iniciativa antes de que o ataque se concretize. É chamada iniciativa superior. |
(II.156) |
Seiken |
Puno cerrado. |
|
Seiza |
Dois joelhos no solo. |
|
Seoi |
Costas, parte superior das costas na região do ombro. |
|
Shiai |
Competição. |
(I.80) |
Shiko-Dachi |
Posição aberta. |
(I.41) |
Shikko |
Andar de joelhos. Hiza Zuri. |
(I.107) |
Shime-Waza |
Técnica de estrangular ( pescoço, braço, tronco ). |
|
Shin-tai |
Deslocamentos. |
|
Shisei |
Posturas. |
|
Shite |
Aikido, quem executa a técnica, corresponde a Tori em judo. |
|
Shitsu |
Vazio ou buraco do joelho. |
|
Shisu- Kansetsu |
Articulação do joelho. |
|
Shizen- tai |
Postura natural. |
(I.40) |
Shochu-geiko |
Treinar durante a época de mais calor em verano de 2:00 a 5:00 p.m. |
* |
Sho-Dan |
Cinturão negro 1º Dan. |
|
Shotei |
Shuwan |
|
Shuwan |
Shotei, Palma. |
|
Sinken-Shobu-No-Kata |
Forma do combate real, kime-no-Kata. |
* |
Sobi |
Base da barriga da perna ou pantorrilha. |
|
Soda |
Costas, Espalda, 7ª vértebra cervical. |
|
Sode |
Manga. |
|
So-in |
Raiz dos dedos dos pés. |
|
Sokuho-Ukemi |
Yoko-Ukemi. |
* |
Sokuto |
Ashigatana, canto exterior do pé. |
|
Sotai-Renshu |
Estudo com um companheiro. |
(I.78) |
Soto |
Externo, parte de fora. |
|
Suigetsu |
Boca do estômago. |
|
Suku |
Ashi, Keri, Geri. |
|
Suto |
Tegatana, Canto da mão. |
|
Tai-Tai-No-Sen-Waza |
Go-No-Sen-Waza. |
|
Tai-No-Sen-Waza |
Sen- No- Sen- Waza. |
|
Tai-Sabaki |
Deslocamento em círculo. |
(I.43) |
Tandoku-Renshu |
Estudo, forma de treino, solo. |
(I.60) |
Tani |
Vale. |
|
Te |
Mão. |
|
Tegatana |
Suto, Borda cubital da mão usada em atemi. |
|
Teisoku |
Ashiura, planta do pé. |
|
Tekubi |
Pulso. |
|
Tenkai-Ashi |
Pivotear. |
|
Tenkan-Ashi |
Pivotear dando um passo para trás. |
|
Tetsui |
"Martelo de ferro", golpe com a parte exterior do punho cerrado e de revés. |
|
Tohma |
distância longa. |
* |
Tokui-Waza |
Técnica preferida dum Judoka. |
(II.180) |
Shotei |
Remoinho. |
|
Tori |
Judo; quem executa a técnica, corresponde a Shite em Aikido. |
(I. 27) |
Tsugu-Ashi |
Passo deslizante. |
(I.42) |
Tsuki |
Zuki, golpe. |
|
Tsukuri |
Construção do movimento. |
(I.62) |
Tsuma |
Dedos dos pés. |
|
Tsuma-Saki: |
Ponta dos dedos dos pés. |
|
Uchi |
Interior, dentro. |
|
Uchi-Komi |
Repetição duma mesma técnica. |
(I.111) |
Ude |
Kote. |
|
Uke |
Uke te, Ude, O que recebe una projecção. |
(I.27) |
Ukemi |
Queda. |
|
Uke-Waza |
Técnica de bloqueio. |
|
Uki |
Flutuar. |
|
Ura |
Oposto, negativo. |
|
Ushiro |
Costas. |
|
Utsuri |
Movimento, câmbio. |
|
Wan |
Braço. |
|
Washide |
Keiko. |
|
Waza |
Técnicas, arte. |
|
Yodan |
Quarto nível, Cinturão negro 4º Dan. |
(II.169) |
Yokka-Jô |
Quarto principio. |
|
Yoko |
Costado. |
|
Yonkyu |
Cinturão laranja, 4º Kyu. |
(I.57) |
Yubi |
Dedos. |
|
Za-Rei |
Saudação de joelhos. |
(I.28,40) |
Zempo-Kaiten-Ukemi |
Queda hacia delante em roda, golpear com a mão no solo. |
* |
Zempo-Ukemi |
Mae-Ukemi, queda frontal. |
* |
Zuki |
Tsuki. |
|
Agarres, presas: |
Eri-Tori |
Agarrar o pescoço da casaca. |
|
Gyaku-Katate-Dori |
Agarrar o pulso contrário. |
|
Jyunte-Dori |
Agarrar um pulso e com a outra mão executar Gyaku- Tsuki. |
|
Kami-Tori |
Agarrar o cabelo (Mae-kami-tori,Ushiro-kami-tori). |
|
Karate-Ryote-Dori |
Agarrar os dois pulsos de frente. |
|
Kata-Dori |
Agarrar um ombro. |
|
Katate-Dori |
Agarrar o pulso de frente. |
|
Kosa-Dori |
Agarrar uma mão, cruzado. |
|
Mae-Dori-Uwate |
Abraço de frente com os braços. |
|
Mae-Kami-Tori |
Agarrar o cabelo por diante. |
|
Morote-Dori |
Agarrar duas mão com uma(Ushiro-morote-dori ). |
|
Mune-Dori |
Agarrar as lapelas. |
|
Ryokata- Dori |
Agarrar os dois ombros( Ushiro-ryokata-dori ). |
|
Ryote-Dori |
Agarrar as duas mãos (Ushiro-ryote-dori). |
|
Sode-Tori |
Agarrar as mangas. |
|
Te-Dori |
Agarrar de mãos. |
|
Ushiro-Dori |
Agarrar as mãos pela retaguarda. |
|
Ushiro-Dori-Uwate |
Abraço pelas costas com os braços. |
|
Ushiro-Eri-Dori |
Agarrar por trás o pescoço da jaqueta. |
|
Ushiro-Morote-Dori |
Agarrar as duas mãos com uma por trás. |
|
Ushiro-Kami-Tori |
Agarrar por trás o cabelo. |
|
Ushiro-Kubi-Dori |
Estrangulamento ao pescoço por trás. |
|
Ushiro-Kubi-Shime |
Estrangulamento ao pescoço por trás e agarrar com uma mão. |
|
Ushiro-Ryokata-Dori |
Agarrar os dois ombros por trás. |
|
Ushiro-Ryokata-Dori-Kaiten |
Agarrar os dois ombros por trás rodando. |
|
Ushiro-Ryote-Dori |
Agarrar as duas mãos por trás. |
|
Técnicas: . |
Age-Tsuki |
Soco ascendente, análogo a um uppercut. |
(I.112) |
Age-Uke |
Bloqueio defensivo, executado com o braço ou com a perna, debaixo para cima. |
|
Age-Tsuki |
Soco ascendente, análogo a um uppercut. |
(I.112) |
Age-Uke |
Bloqueio defensivo, executado com o braço ou com a perna, debaixo para cima. |
|
Ashi-Bo-Uke |
Bloqueio da perna do adversário mediante um gancho da perna.. |
(I.114) |
(II.185) |
Ashi-Guruma |
Rotação sobre a perna. |
(II.160) |
Ashi-Ishigi-Ashi-Garami |
Técnica sobre a perna flectida com controlo da perna sobre a perna. |
(II.144) |
Ashi-Ishigi-Ashi-Gatame |
Técnica sobre a perna estendida com controlo do joelho e do pé. |
(II.145) |
Atama-Waza |
Atemi com a cabeça. |
(I.124) |
Daki-Wakare |
Separação pelo abraço. |
(II.186) |
De-Ashi-Barai |
Varrimento do pé avançado. |
(I.114) |
Empi-Uchi |
Hiji-Uchi. Golpe com o cotovelo. |
(I.64) |
Gedan-Barai |
Bloqueio baixo. |
(I.49) |
Gedan-Geri |
Patada baixa. |
(I.124) |
Gyaku-Tsuki |
Directo contrário. |
(I.47) |
Gokyo |
Ude-Nobashi, Estiramento e rotação do braço, 5º Principio. |
(I.87) |
(II.142) |
Hadaka-Jime |
Estrangulamento realizado com as mãos nuas. |
(I.88) |
Haishu-Uchi |
Golpe dado com o dorso da mão, em diagonal de baixo para cima. |
(I.124) |
Haito- Uchi |
Golpe com o borde interior da mão. |
(I.82) |
Hane-Goshi |
Quadril alado. |
(II.135) |
Hane-Makikomi |
Ala enrolada. |
(II.140) |
Hara-Gatame |
Luxação do braço com o ventre. |
(I.116) |
Harai-Goshi |
Varrimento de Quadril. |
(I.101) |
Heiko-Dachi |
Postura de espera com os pés em paralelo. |
(I.58) |
Hiji-Uchi |
Empi- Uchi. |
(I.64) |
Hikikomi-Gaeshi |
Voltear mediante a acção de atrair. |
(II.187) |
Hiza-Gatame |
Luxação do braço com o joelho. |
(I.128) |
Hiza-Geri |
Golpe com o joelho. |
(I.66) |
Hiza-Guruma |
Projecção por bloqueio do joelho. |
(I.85) |
Hon-Kesha-Gatame |
Controlo no solo, latero-costal, 1ª imobilização. |
(I.53) |
Ikkyo |
Ude-Osae, Controlo do braço, 1º Principio. |
(I.52) |
Irimi-Nage |
Projecção, entrando. |
(I.115) |
Jigo-Hontai |
Jigo- Tai. |
(I.41) |
Jigo-Tai |
Jigo- Hontai, Posição defensiva básica. |
(I.41) |
Jôdan Age-Uke |
Bloqueio alto. |
|
Jôdan-Kekomi |
Patada dura ao rosto. |
|
Jôdan Mae-Geri |
Patada frontal ao rosto ou ao pescoço. |
|
Jôdan Tensho-Uke |
Golpe defensivo à cara do adversário com a palma da mão. |
|
Jô-Jutsu |
Técnica de bastão curto. |
|
Jyodan-Uke |
Bloqueio alto. |
(I.67) |
Juji-Garami |
Manter em cruz, projecção com luxação em cruz dos braços de Uke. |
(II.177) |
Juji-Gatame |
Extensão e luxação do braço em cruz. |
(I.102) |
Juji-Jime |
Estrangulamento com as mãos em cruz. |
(I.103) |
Juji-Uke |
Bloqueio em cruz. |
(I.99) |
Jun-Tsuki |
Oi-Tsuki. |
|
Kagi-Tsuki |
Kagizuki, Golpe dado em gancho. |
(I.97) |
Kagizuki |
Kagi-Tsuki. |
(I.97) |
Kaiten-Nage |
Projecção giratória. |
(II.162) |
Kakate |
Bloqueio com a mão enganchando. |
(II.185) |
Kakato-Geri |
Patada com o calcanhar do pé. |
(I.83) |
Kakiwake-Uke |
Bloqueio com as duas mãos abrindo a guarda de Uke. |
(II.173) |
Kami-Shiho-Gatame |
Controlo das quatro esquinas de Uke, mediante pressão do corpo de Tori, 3ª imobilização. |
(I.53) |
Kani-Basami |
Tesoura de caranguejo. |
(II.163) |
Kanukki-Gatame |
Imobilização do braço pelo exterior. |
(I.87) |
Kata-Gatame |
Controlo pelo ombro, 2ª imobilização. |
(I.73) |
Kata-Guruma |
Giro à volta dos ombros. |
(I.126) |
Kata-Ha-Jime |
Estrangulação com controlo lateral do ombro. |
(I.116) |
Kata-Te-Jime |
Estrangulamento com uma mão. |
(I.128) |
Kata-Ude-Kansetsu |
Controlo pelo ombro. |
(I.102) |
Kibizu-Kantsetsu |
Técnica por extensão ou torção do tornozelo . |
|
Kin-Geri |
Patada dada de baixo para cima, com a parte superior do pé aos testículos (Kin). |
|
Koshi- Guruma |
Rotação pelos quadris. |
(I.50) |
Koshi-Kantsetsu |
Luxação por extensão e abdução da anca. |
(II.179) |
Koshi-Nage |
Série de projecções de anca. Aikido. |
(I.115) |
Kokutsu-Dachi |
Postura recta com a perna avançada dobrada e o peso do corpo repousando sobre a perna atrasada, ligeiramente flectida. |
(I.58) |
Ko-Soto-Gake |
Pequeno enganche externo. |
(I.85) |
Ko-Soto-Gari |
Pequena ceifa externa. |
(I.69) |
Kote-Gaeshi |
Torção externa do pulso. |
(I.51) |
Kote-Hineri |
Sankyo, 3º Principio. |
(I.86) |
Kote-Mawashi |
Nikyo, Yuki-Chigae, 2º Principio. |
(I.71) |
Kibishu-Gaeshi |
Dar a volta ao calcanhar. |
(II.175) |
Kibizu-Kansetsu |
Luxação da perna por extensão ou torção. |
(II.189) |
Kubi-Kantsetsu |
Alavanca da cabeça em extensão ou torção. |
|
Kubi-Nage |
Projecção com controlo do pescoço |
(I.69) |
Kuchiki-Taoshi |
Queda da árvore podre |
:(II.160) |
Kumi-Kata |
Kumi-Uchi, Yawara, Temoto, Yoroi-Kumi-Uchi. |
|
Kumi-Uchi |
Yawara, Kumi-Kata, Temoto, Yoroi- Kumi- Uchi, Técnica de agarrar a roupa do adversário para forçar o combate corpo a corpo. |
|
Kuzure-Kami-Shiho-Gatame |
Variante de Kami-Shiho-Gatame, 4ª imobilização |
(I.73) |
Kuzure-Kesha-Gatame |
Variante de Kesha-Gatame, 9ª imobilização. |
(I.73) |
Kuzure-Yoko-Shiho-Gatame |
Controlo dos quatro pontos de costas, variante de Yoko-Shiho-Gatame, 7ª imobilização. |
(I.106) |
Mae-Geri |
Patada de frente, Patada directa com a perna adiantada. |
*(I.48) |
Mae-Ashi-Geri |
Patada directa com a perna adiantada. |
* |
Mae-Tobi-Geri |
Patada de frente saltando. |
(II.175) |
Mae-Tsuki |
Directo frontal. |
(I.47) |
Mae-Ukemi |
Queda frontal. Zempo-Ukemi. |
(I.47) |
Mawashi-Geri |
Patada circular. |
(I.67) |
Mawashi-Tsuki |
Soco circular. |
(I.112) |
Mikazuki-Geri |
Patada circular com a planta do pé cruzada. |
( I.98) |
Mikazuki-Uke |
Bloqueio com a planta do pé, com movimento circular, em forma de media lua. |
(I.113) |
Mono-Gatame |
Chave de cotovelo em extensão . Tori sustenta o braço estirado, colocando sua anca detrás do cotovelo de Uke. |
|
Morote-Gari |
Ceifa pelas mãos. |
(I.126) |
Morote-Tsuki |
Morote-Uchi, Morote-Zuki, Ataque feito com as mãos. |
(II.157) |
Morote-Uke |
Bloqueio com as duas mãos ou mediante uma, apoiando-se sobre a outra. |
(I.84) |
Mune-Gatame |
Controlo com o peito. |
(I.129) |
Nagashi-Uke |
Bloqueio com a palma da mão desviando o ataque de uke. |
(I.68) |
Neko-Ashi-Dachi |
Postura de pés de gato. |
(I.79) |
Nikyo |
Kote-Mawashi, Yuki- Chigae. Controlo interior do pulso, 2º Princípio. |
(I.71) |
O-Goshi |
Grande projecção de anca. |
(I.70) |
Okuri-Ashi-Barai |
Varrimento aos dois pés. |
(I.114) |
Okuri-Eri-Jime |
Estrangulação mediante a solapa. |
(I.116) |
O-Soto-Gari |
Grande ceifa exterior. |
(I.99) |
O-Soto-Guruma |
Grande roda pelo exterior. |
(II.174) |
O-Soto-Otoshi |
Grande derrubamento pelo exterior. |
(I.50) |
Otoshi-Uke |
: Bloqueio de um golpe mediante empurrão directo. |
(II.158) |
O-Uchi-Gari |
Grande ceifa exterior. |
(I.69) |
Oi-Geri |
Patada directa com à perna atrasada. |
(I.48) |
Oi-Tsuki |
Jun-Tsuki, directo avançando. |
(I.47) |
Ryote-Jime |
Estrangulação com ambas as mãos. |
(II.178) |
Sankaku-Gatame |
Luxação do braço controlando em forma de triângulo. |
(II.188) |
Sankaku-Jime |
Estrangulação em triângulo. |
(II.179) |
Sankyo |
Kote-Hineri. Luxação do pulso, 3º Principio. |
( I.86) |
Sasae-Tsuri-Komi-Ashi |
Bloqueio com o pé pescando. |
(I.127) |
Seio-Kantsetsu |
Técnica sobre as costas em extensão ou torção do braço. |
( II.189) |
Seoi-Nage |
Projecção carregando sobre as costas. |
( I.70) |
Seoi-Otoshi |
Estrelar carregando sobre as costas. |
(II.159) |
Shiho-Nage |
Projecção nas 4 direcções. |
(I.101) |
Shomen-Tsuki |
Shomen-Uchi, Soco frontal. |
|
Shomen-Uchi |
Shomen-Tsuki. |
|
Shuto-Uchi |
Golpe com o borde da mão. |
(I.81) |
Shuto-Uke |
Bloqueio com o borde da mão. |
(I.68) |
Sode-Guruma-Jime |
Estrangulamento em forma de roda com as mangas. |
( II.178) |
Sokutei-Osae-Uke |
Bloqueio mediante a pressão da planta do pé. |
(I.125) |
Sokuto-Osae-Uke |
Bloqueio mediante pressão do " pé sabre". |
(I.125) |
Soto-Geri |
Yoko-Geri. |
(I.66) |
Soto-Makikomi |
Grande queda pelo interior. |
(II.141) |
Soto-Uke |
Bloqueio exterior em martelo, executando-o com a parte externa do antebraço ou com a parte alta do pulso. |
(I.49) |
Sukui-Nage |
Queda para trás, queda em colher. |
(I.100) |
Sukui-Uke |
Bloqueio com a mão recolhendo. |
(II.174) |
Sumi-Gaeshi |
Queda em ângulo. |
(II.136) |
Syku-Yokomen-Uchi |
Golpe em diagonal com a mão atrasada. |
|
Tai-Otoshi |
Queda do corpo por obstrução. |
(I.84) |
Tani-Otoshi |
Queda no Vale. |
(II.138) |
Tate-Shiho-Gatame |
Controlo de Uke por quatro pontos, 8ª imobilização. |
(I.54) |
Tate-Tsuki |
Golpe exterior na horizontal. |
(I.81) |
Tawara-Gaeshi |
Voltear o saco. |
(II.175) |
Te-gatame |
Luxação do braço controlando com a mão. |
(II.188) |
Teisho-Uchi |
Golpe com a base da palma da mão. |
(I.82) |
Tekubi-Osae |
Yonkyo, 4º Princípio. |
(I.129) |
Temoto |
Kumi-Kata, Kumi-Uchi, Yawara, Yoroi-Kumi-Uchi. |
|
Tettsui-Uchi |
Golpe com a mão em martelo. |
(I.98) |
Tettsui-Uke |
Bloqueio dum soco com outro soco, em martelo, sobre o antebraço do adversário. |
(II.158) |
Tomoe-Nage |
Projecção em circulo. |
(I.127) |
Tsukkomi-Jime |
Estrangulamento feito com apoio. |
(II.146) |
Tsuri-Goshi |
Levantar a anca. |
(I.100) |
Tsuri-Komi-Goshi |
Anca pescada |
(I.100) |
Uchi-Mata |
Projecção pelo interior do músculo. |
( II.133) |
Uchi-Uke |
Defesa interna. |
(I.49) |
Ude-Garami |
Luxação do braço flectido. |
(I.103) |
Ude-Gatame |
Controlo do cotovelo. |
(I.70) |
Ude-Ishigi-Ashi-Garami |
Luxação do braço com a nossa perna em forma de garami. |
(II.164) |
Ude-Kime-Nage |
Projecção com força sobre o braço pelo exterior. |
(II.176) |
Ude-Nobashi |
Gokyo. Estiramento e rotação do braço, 5º Principio. |
(I.86) |
(II.142) |
Ude-Osae |
Ikkyo, 1º Principio. |
(I.52) |
Ude-Uke |
Bloqueio com o braço de proximidade. |
(I.84) |
Uki-Goshi |
Anca flutuante. |
(I.50) |
Uki-Otoshi |
Queda flutuante. |
(I.125) |
Ura-ken |
Ura-Uchi, Golpe com as nozes das primeiras falanges e o dorso da mão. |
(I.63) |
Ura-Mawashi-Geri |
Patada circular com rotação para fora. |
(I.113) |
Ura-Nage |
Projecção para trás. |
(II.136) |
Ura-Tsuki |
Soco proximidade. |
(I.111) |
Ura-Uchi |
Ura-Ken. |
|
Ushiro-Geri |
Patada para trás. |
(I.83) |
Ushiro-Gesa-Gatame |
Ushiro-Kesa-Gatame |
(I.106) |
Ushiro-Goshi |
Anca Contrária. |
(I.127) |
Ushiro-Kesa-Gatame: |
Ushiro-Gesa-Gatame, Controlo postero-costal do braço e do cinturão de Uke, 5ª imobilização. |
(I.106) |
Ushiro-Kiri-Otoshi |
Projecção pelas suas costas. |
(I.86) |
Utsuri-Goshi |
Traslado de anca. |
(II.161) |
Waki-gatame |
Controlo do braço com a axila. |
(I.52) |
Yama-Arashi |
Tempestade sobre a montanha. |
(II.186) |
Yama-Tsuki |
Yama-Zuki, Soco montanha, ataque com dois punhos a curta distância. |
(II.184) |
Yawara |
Kumi- Kata, Kumi- Uchi, Temoto, Yoroi- Kumi- Uchi. Antigo nome dado às artes de combate com as mãos vazias ( Jû- Jutsu) durante o período Edo (1603-1868). Este termo foi criado por Sekiguchi Jushin Hachi- roemon Minamoto no Sonechika ( 1647-1711 ), o fundador do Segikuchi- Ryû. |
|
Yoko-Fimikeri |
Pontapé lateral cortante. |
(II.172) |
uno |
Pontapé lateral aplacante. |
(II.172) |
Yoko-Geri |
Soto-Geri. Patada de costas. |
(I.66) |
Yoko-Guruma |
Roda de lado. |
(II.138) |
Yokomen-Uchi |
Golpe em diagonal. |
|
Yoko-Shiho-Gatame |
Controlo dos quatro pontos do corpo de Uke por um lado, 6ª imobilização. |
(I.53) |
Yonkyo |
Tekubi-Osae, Controlo do pulso, 4º Principio. |
(I.129) |
Yoroi-Kumi-Uchi |
Kumi-Kata, Kumi-Uchi, Yawara, Temoto. |
|
Yubi-Kansetsu |
Luxação por extensão dos dedos da mão. |
(II.165) |
Yuki-Chigae |
Nikyo, Kote-Mawasi, 2º Princípio. |
(I.71) |
Zenkutsu-Dachi |
Posição aberta para diante, com a perna avançada flectida e a de trás estendida. |
(I.41) |