Vocabulário
    GLOSSÁRIO DE TERMOS
    Conceitos Gerais
Age Levantar, de baixo para cima.
Akiresuken Tendão de Aquiles..
Arashi Tormenta.
Ashi Perna, pé, Keri, Geri, Soku.
Ashigatana Sokuto.
Ashi-Kubi Tornozelo.
Ashiura Teisoku.
Ashi-Sabaki Trabalho com os pés.
Ashi-Waza Técnica de perna.
Atama Cabeça.
Atemi Golpe ao corpo.
Atemi-Waza Técnica de golpear, golpes. ( I.30)
Ayumi-Ashi Andar. ( I.43)
Barai Harai, varrer.
Basami Hasami, Tijela.
Bitei Costas, coxis.
Bunkai Aplicações.
Chelang Costas, 7ª vértebra dorsal.
Chikama Distacia corta. *
Chudan Médio. ( I.78)
Dojo O Dojo é a sala ou o lugar onde se pratica ou conhece o caminho. Lugar de meditação .
Dojo Kun Normas de conducta no DOJO.
Empi Hiji, cotovelo.
Ensho Calcanhar.
Eri Pescoço.
Fusegi Defesa. ( I.61)
Gai-Wan Exterior do braço.
Gake Kagi, Kake, Gancho.
Garami Karami.
Gari Kari, Acção de cegar.
Gedan Baixo. ( I.78)
Geri Pontapé, Ashi, Keri, Soku.
Gi Traje. ( I.29)
Godan Quinto nível, Cinturão negro 5º Dan. ( II.183)
Goka-Jô Quinto princípio.
Gokyu Cinturão amarelo, 5º kyu. ( I.39)
Go-No-Sen-Waza Tai-Tai-No-Sen-Waza. Aplicações de Go-No-Sen. Consiste em tomar a iniciativa ante o ataque de un adversário. ( II.156)
Taiza Situación de las cabezas de rodillas. *
Goshi Koshi.
Guruma Kuruma, Roda
Gyaku Contrário, inverso.
Hanmi-Gamae Meio corpo, postura de defesa e de resposta a um ataque com a perna avançada flectida e o torso médio voltado de lado. (II.171)
Harai Barai
Hasami Basami
Hen-O Reflexos. (II.156)
Hiji Empi.
Hitsui Hiza.
Hiza Hitsui, joelho.
Hiza-Gashira Rótula.
Hizazume-no-maai. Distância dos joelhos entre tori e uke do kime-no-kata. *
Hiza-Zuri. Andar de joelhos, Shikko.
Hizo Costas, cavidade renal.
Ikka-Jô Primeiro princípio.
Ikkyu Cinturão castanho, 1º Kyu. (I.109)
Irimi Entrar.
Princípio, alto, superior, bastão curto.
Jôdan Nível superior. (I.78)
Jime Estreitar, apertar
Jita-Kyoei Amizade e prosperidade mútua. *
Suave, flexível, adaptável, harmonioso.
Juji Cruz.
Jutsu Jitsu, Verdadeiro, técnica, treinamento em corpo e alma (do sol o sol)). *
Jyodan Alto.
IKagato Kakato, Ensho.
Kagi Gake, Kake.
Kaiten-Ashi Pivotear dando um passo para diante.
Kakari-Geiko Técnicas de ataque básicas, estudadas durante o treino. (I.120)
Kakato Kagato, Ensho, calcanhar.
Kake Gake, Kagi.
Kansetsu Articulações, noz dos dedos.
Kan-geico Treinar durante a época fria de 4:00 a 7:00 a.m. *
Karami Garami, Envolvimento, espiral, entrelaçado.
Kari Gari, Ceifa.
Kata Ombro, modelo, forma.
Katame-Waza Técnicas de agarre do corpo, estrangulação e chaves de deslocação.
Keage Atemis segundo a variante descendente. (I.111)
Kebanashi Realização de atemis segundo a variante percutante. (I.111)
Keiko Washide, Dedos em ponta, pico de águia.
Kekato Calcanhar
Kekomi Realização de atemis segundo a variante horizontal de modo penetrante. (I.111)
Kentô Frente do punho, punho em sabre.
Keri Ashi, Geri, Soku. Judo: apoio do pé de Tori sobre o joelho de Uke, com o fim de provocar o seu desequilíbrio). Karate: pontapé.
Kesa Cachecol.
Ki Espírito. (I.31)
Kiai Grito com valores práticos e psicológicos. Significa encontro dos espíritos. (I.79)
kime-no-Kata Forma básica do Defesa Pessoal. Sinken-shobu-no-Kata *
Kinteki Testículos.
Ko Menor, menos, pequeno.
Kobore Tíbia.
Kobuski Punho.
Ko-Kyoshi Um joelho no solo e o outro erguido.
Kori Parte de cima do pé.
Koshi Goshi, quadril
Kote Ude, antebraço, pulso.
Kubi Pescoço
Kumi-Kata Agarrar o kimono do adversário. (I.46)
Kuruma Guruma.
Kuzushi Desequilíbrio (I.61)
Kyôei Costas entre a 4ª e 5ª costela.
Kyôsen Plexo solar.
Kyoshi Mestre, Grau de 6º e de 7º Dan.
Kyoshi-No-Kamae Postura alta de joelhos à japonesa. (I.88)
Kyosho Pontos vulneráveis do corpo. (I.120)
Kyôtotsu Parte alta do esterno.
Ma Directamente.
Mae Frontal.
Maai Distancia.
Maitta Abandono. *
Ma Mae Directamente em frente de.
Makikomi Enrolar.
Mata Interior do músculo.
Mawari Voltereta. (à parte dianteira, da parte traseira, do lado.) *;
Mawashi Circular.
Morote Ryôte.
Migi Direita, direcção.
Mune Peito.
Nage Projecção, puxar.
Nage-Waza Técnicas de projecção.
Ne-Waza Técnicas aplicadas a partir de uma posição estendida no solo, tendentes a agarrar ou a projectar.
Nei-Wan Interior do braço.
Nidan Segundo nível. Cinturão negro 2º Dan. (II.131)
Nika- Jô egundo princípio.
Nikyu Cinturão azul, 2º Kyu.
O Maior ou grande.
Obi Cintura, cinto. (I.29)
Okuri Enviar.
Osae-Waza Técnicas de imobilização.
Oshi Empurrão.
Otoshi Fazer cair.
Randori Prática livre. (I.80)
Rei-Ho Formas de saudação. (I.28,40)
Renko-Hô Técnica de imobilização dos braços do adversário, mediante bloqueio ou mediante chave, forma de condução. (II.170)
Renraku- Waza Encadeamento de técnicas. (I.80)
Ritsu-Rei Saudação de pé. (I.28,40)
Ryôte Morote, duas mãos.
Sakotsu Clavícula.
Sandan Terceiro nível, Cinturão negro 3º Dan. (II.151)
Sanka-Jô Terceiro princípio.
Sankyu Cinturão verde, 3º Kyu.
Sasae Parar, deter, refrear, conter.
Sen-No-Sen-Waza Tai-No-Sen-Waza. Antes de finalizar o ataque Uke, Tori deve realizar a defesa. (II.156)
Sen-Sen-No-Sen-Waza Tori toma a iniciativa antes de que o ataque se concretize. É chamada iniciativa superior. (II.156)
Seiken Puno cerrado.
Seiza Dois joelhos no solo.
Seoi Costas, parte superior das costas na região do ombro.
Shiai Competição. (I.80)
Shiko-Dachi Posição aberta. (I.41)
Shikko Andar de joelhos. Hiza Zuri. (I.107)
Shime-Waza Técnica de estrangular ( pescoço, braço, tronco ).
Shin-tai Deslocamentos.
Shisei Posturas.
Shite Aikido, quem executa a técnica, corresponde a Tori em judo.
Shitsu Vazio ou buraco do joelho.
Shisu- Kansetsu Articulação do joelho.
Shizen- tai Postura natural. (I.40)
Shochu-geiko Treinar durante a época de mais calor em verano de 2:00 a 5:00 p.m. *
Sho-Dan Cinturão negro 1º Dan.
Shotei Shuwan
Shuwan Shotei, Palma.
Sinken-Shobu-No-Kata Forma do combate real, kime-no-Kata. *
Sobi Base da barriga da perna ou pantorrilha.
Soda Costas, Espalda, 7ª vértebra cervical.
Sode Manga.
So-in Raiz dos dedos dos pés.
Sokuho-Ukemi Yoko-Ukemi. *
Sokuto Ashigatana, canto exterior do pé.
Sotai-Renshu Estudo com um companheiro. (I.78)
Soto Externo, parte de fora.
Suigetsu Boca do estômago.
Suku Ashi, Keri, Geri.
Suto Tegatana, Canto da mão.
Tai-Tai-No-Sen-Waza Go-No-Sen-Waza.
Tai-No-Sen-Waza Sen- No- Sen- Waza.
Tai-Sabaki Deslocamento em círculo. (I.43)
Tandoku-Renshu Estudo, forma de treino, solo. (I.60)
Tani Vale.
Te Mão.
Tegatana Suto, Borda cubital da mão usada em atemi.
Teisoku Ashiura, planta do pé.
Tekubi Pulso.
Tenkai-Ashi Pivotear.
Tenkan-Ashi Pivotear dando um passo para trás.
Tetsui "Martelo de ferro", golpe com a parte exterior do punho cerrado e de revés.
Tohma distância longa. *
Tokui-Waza Técnica preferida dum Judoka. (II.180)
Shotei Remoinho.
Tori Judo; quem executa a técnica, corresponde a Shite em Aikido. (I. 27)
Tsugu-Ashi Passo deslizante. (I.42)
Tsuki Zuki, golpe.
Tsukuri Construção do movimento. (I.62)
Tsuma Dedos dos pés.
Tsuma-Saki: Ponta dos dedos dos pés.
Uchi Interior, dentro.
Uchi-Komi Repetição duma mesma técnica. (I.111)
Ude Kote.
Uke Uke te, Ude, O que recebe una projecção. (I.27)
Ukemi Queda.
Uke-Waza Técnica de bloqueio.
Uki Flutuar.
Ura Oposto, negativo.
Ushiro Costas.
Utsuri Movimento, câmbio.
Wan Braço.
Washide Keiko.
Waza Técnicas, arte.
Yodan Quarto nível, Cinturão negro 4º Dan. (II.169)
Yokka-Jô Quarto principio.
Yoko Costado.
Yonkyu Cinturão laranja, 4º Kyu. (I.57)
Yubi Dedos.
Za-Rei Saudação de joelhos. (I.28,40)
Zempo-Kaiten-Ukemi Queda hacia delante em roda, golpear com a mão no solo. *
Zempo-Ukemi Mae-Ukemi, queda frontal. *
Zuki Tsuki.
Agarres, presas:
Eri-Tori Agarrar o pescoço da casaca.
Gyaku-Katate-Dori Agarrar o pulso contrário.
Jyunte-Dori Agarrar um pulso e com a outra mão executar Gyaku- Tsuki.
Kami-Tori Agarrar o cabelo (Mae-kami-tori,Ushiro-kami-tori).
Karate-Ryote-Dori Agarrar os dois pulsos de frente.
Kata-Dori Agarrar um ombro.
Katate-Dori Agarrar o pulso de frente.
Kosa-Dori Agarrar uma mão, cruzado.
Mae-Dori-Uwate Abraço de frente com os braços.
Mae-Kami-Tori Agarrar o cabelo por diante.
Morote-Dori Agarrar duas mão com uma(Ushiro-morote-dori ).
Mune-Dori Agarrar as lapelas.
Ryokata- Dori Agarrar os dois ombros( Ushiro-ryokata-dori ).
Ryote-Dori Agarrar as duas mãos (Ushiro-ryote-dori).
Sode-Tori Agarrar as mangas.
Te-Dori Agarrar de mãos.
Ushiro-Dori Agarrar as mãos pela retaguarda.
Ushiro-Dori-Uwate Abraço pelas costas com os braços.
Ushiro-Eri-Dori Agarrar por trás o pescoço da jaqueta.
Ushiro-Morote-Dori Agarrar as duas mãos com uma por trás.
Ushiro-Kami-Tori Agarrar por trás o cabelo.
Ushiro-Kubi-Dori Estrangulamento ao pescoço por trás.
Ushiro-Kubi-Shime Estrangulamento ao pescoço por trás e agarrar com uma mão.
Ushiro-Ryokata-Dori Agarrar os dois ombros por trás.
Ushiro-Ryokata-Dori-Kaiten Agarrar os dois ombros por trás rodando.
Ushiro-Ryote-Dori Agarrar as duas mãos por trás.
Técnicas: .
Age-Tsuki Soco ascendente, análogo a um uppercut. (I.112)
Age-Uke Bloqueio defensivo, executado com o braço ou com a perna, debaixo para cima.
Age-Tsuki Soco ascendente, análogo a um uppercut. (I.112)
Age-Uke Bloqueio defensivo, executado com o braço ou com a perna, debaixo para cima.
Ashi-Bo-Uke Bloqueio da perna do adversário mediante um gancho da perna.. (I.114)
(II.185)
Ashi-Guruma Rotação sobre a perna. (II.160)
Ashi-Ishigi-Ashi-Garami Técnica sobre a perna flectida com controlo da perna sobre a perna. (II.144)
Ashi-Ishigi-Ashi-Gatame Técnica sobre a perna estendida com controlo do joelho e do pé. (II.145)
Atama-Waza Atemi com a cabeça. (I.124)
Daki-Wakare Separação pelo abraço. (II.186)
De-Ashi-Barai Varrimento do pé avançado. (I.114)
Empi-Uchi Hiji-Uchi. Golpe com o cotovelo. (I.64)
Gedan-Barai Bloqueio baixo. (I.49)
Gedan-Geri Patada baixa. (I.124)
Gyaku-Tsuki Directo contrário. (I.47)
Gokyo Ude-Nobashi, Estiramento e rotação do braço, 5º Principio. (I.87)
(II.142)
Hadaka-Jime Estrangulamento realizado com as mãos nuas. (I.88)
Haishu-Uchi Golpe dado com o dorso da mão, em diagonal de baixo para cima. (I.124)
Haito- Uchi Golpe com o borde interior da mão. (I.82)
Hane-Goshi Quadril alado. (II.135)
Hane-Makikomi Ala enrolada. (II.140)
Hara-Gatame Luxação do braço com o ventre. (I.116)
Harai-Goshi Varrimento de Quadril. (I.101)
Heiko-Dachi Postura de espera com os pés em paralelo. (I.58)
Hiji-Uchi Empi- Uchi. (I.64)
Hikikomi-Gaeshi Voltear mediante a acção de atrair. (II.187)
Hiza-Gatame Luxação do braço com o joelho. (I.128)
Hiza-Geri Golpe com o joelho. (I.66)
Hiza-Guruma Projecção por bloqueio do joelho. (I.85)
Hon-Kesha-Gatame Controlo no solo, latero-costal, 1ª imobilização. (I.53)
Ikkyo Ude-Osae, Controlo do braço, 1º Principio. (I.52)
Irimi-Nage Projecção, entrando. (I.115)
Jigo-Hontai Jigo- Tai. (I.41)
Jigo-Tai Jigo- Hontai, Posição defensiva básica. (I.41)
Jôdan Age-Uke Bloqueio alto.
Jôdan-Kekomi Patada dura ao rosto.
Jôdan Mae-Geri Patada frontal ao rosto ou ao pescoço.
Jôdan Tensho-Uke Golpe defensivo à cara do adversário com a palma da mão.
Jô-Jutsu Técnica de bastão curto.
Jyodan-Uke Bloqueio alto. (I.67)
Juji-Garami Manter em cruz, projecção com luxação em cruz dos braços de Uke. (II.177)
Juji-Gatame Extensão e luxação do braço em cruz. (I.102)
Juji-Jime Estrangulamento com as mãos em cruz. (I.103)
Juji-Uke Bloqueio em cruz. (I.99)
Jun-Tsuki Oi-Tsuki.
Kagi-Tsuki Kagizuki, Golpe dado em gancho. (I.97)
Kagizuki Kagi-Tsuki. (I.97)
Kaiten-Nage Projecção giratória. (II.162)
Kakate Bloqueio com a mão enganchando. (II.185)
Kakato-Geri Patada com o calcanhar do pé. (I.83)
Kakiwake-Uke Bloqueio com as duas mãos abrindo a guarda de Uke. (II.173)
Kami-Shiho-Gatame Controlo das quatro esquinas de Uke, mediante pressão do corpo de Tori, 3ª imobilização. (I.53)
Kani-Basami Tesoura de caranguejo. (II.163)
Kanukki-Gatame Imobilização do braço pelo exterior. (I.87)
Kata-Gatame Controlo pelo ombro, 2ª imobilização. (I.73)
Kata-Guruma Giro à volta dos ombros. (I.126)
Kata-Ha-Jime Estrangulação com controlo lateral do ombro. (I.116)
Kata-Te-Jime Estrangulamento com uma mão. (I.128)
Kata-Ude-Kansetsu Controlo pelo ombro. (I.102)
Kibizu-Kantsetsu Técnica por extensão ou torção do tornozelo .
Kin-Geri Patada dada de baixo para cima, com a parte superior do pé aos testículos (Kin).
Koshi- Guruma Rotação pelos quadris. (I.50)
Koshi-Kantsetsu Luxação por extensão e abdução da anca. (II.179)
Koshi-Nage Série de projecções de anca. Aikido. (I.115)
Kokutsu-Dachi Postura recta com a perna avançada dobrada e o peso do corpo repousando sobre a perna atrasada, ligeiramente flectida. (I.58)
Ko-Soto-Gake Pequeno enganche externo. (I.85)
Ko-Soto-Gari Pequena ceifa externa. (I.69)
Kote-Gaeshi Torção externa do pulso. (I.51)
Kote-Hineri Sankyo, 3º Principio. (I.86)
Kote-Mawashi Nikyo, Yuki-Chigae, 2º Principio. (I.71)
Kibishu-Gaeshi Dar a volta ao calcanhar. (II.175)
Kibizu-Kansetsu Luxação da perna por extensão ou torção. (II.189)
Kubi-Kantsetsu Alavanca da cabeça em extensão ou torção.
Kubi-Nage Projecção com controlo do pescoço (I.69)
Kuchiki-Taoshi Queda da árvore podre :(II.160)
Kumi-Kata Kumi-Uchi, Yawara, Temoto, Yoroi-Kumi-Uchi.
Kumi-Uchi Yawara, Kumi-Kata, Temoto, Yoroi- Kumi- Uchi, Técnica de agarrar a roupa do adversário para forçar o combate corpo a corpo.
Kuzure-Kami-Shiho-Gatame Variante de Kami-Shiho-Gatame, 4ª imobilização (I.73)
Kuzure-Kesha-Gatame Variante de Kesha-Gatame, 9ª imobilização. (I.73)
Kuzure-Yoko-Shiho-Gatame Controlo dos quatro pontos de costas, variante de Yoko-Shiho-Gatame, 7ª imobilização. (I.106)
Mae-Geri Patada de frente, Patada directa com a perna adiantada. *(I.48)
Mae-Ashi-Geri Patada directa com a perna adiantada. *
Mae-Tobi-Geri Patada de frente saltando. (II.175)
Mae-Tsuki Directo frontal. (I.47)
Mae-Ukemi Queda frontal. Zempo-Ukemi. (I.47)
Mawashi-Geri Patada circular. (I.67)
Mawashi-Tsuki Soco circular. (I.112)
Mikazuki-Geri Patada circular com a planta do pé cruzada. ( I.98)
Mikazuki-Uke Bloqueio com a planta do pé, com movimento circular, em forma de media lua. (I.113)
Mono-Gatame Chave de cotovelo em extensão . Tori sustenta o braço estirado, colocando sua anca detrás do cotovelo de Uke.
Morote-Gari Ceifa pelas mãos. (I.126)
Morote-Tsuki Morote-Uchi, Morote-Zuki, Ataque feito com as mãos. (II.157)
Morote-Uke Bloqueio com as duas mãos ou mediante uma, apoiando-se sobre a outra. (I.84)
Mune-Gatame Controlo com o peito. (I.129)
Nagashi-Uke Bloqueio com a palma da mão desviando o ataque de uke. (I.68)
Neko-Ashi-Dachi Postura de pés de gato. (I.79)
Nikyo Kote-Mawashi, Yuki- Chigae. Controlo interior do pulso, 2º Princípio. (I.71)
O-Goshi Grande projecção de anca. (I.70)
Okuri-Ashi-Barai Varrimento aos dois pés. (I.114)
Okuri-Eri-Jime Estrangulação mediante a solapa. (I.116)
O-Soto-Gari Grande ceifa exterior. (I.99)
O-Soto-Guruma Grande roda pelo exterior. (II.174)
O-Soto-Otoshi Grande derrubamento pelo exterior. (I.50)
Otoshi-Uke : Bloqueio de um golpe mediante empurrão directo. (II.158)
O-Uchi-Gari Grande ceifa exterior. (I.69)
Oi-Geri Patada directa com à perna atrasada. (I.48)
Oi-Tsuki Jun-Tsuki, directo avançando. (I.47)
Ryote-Jime Estrangulação com ambas as mãos. (II.178)
Sankaku-Gatame Luxação do braço controlando em forma de triângulo. (II.188)
Sankaku-Jime Estrangulação em triângulo. (II.179)
Sankyo Kote-Hineri. Luxação do pulso, 3º Principio. ( I.86)
Sasae-Tsuri-Komi-Ashi Bloqueio com o pé pescando. (I.127)
Seio-Kantsetsu Técnica sobre as costas em extensão ou torção do braço. ( II.189)
Seoi-Nage Projecção carregando sobre as costas. ( I.70)
Seoi-Otoshi Estrelar carregando sobre as costas. (II.159)
Shiho-Nage Projecção nas 4 direcções. (I.101)
Shomen-Tsuki Shomen-Uchi, Soco frontal.
Shomen-Uchi Shomen-Tsuki.
Shuto-Uchi Golpe com o borde da mão. (I.81)
Shuto-Uke Bloqueio com o borde da mão. (I.68)
Sode-Guruma-Jime Estrangulamento em forma de roda com as mangas. ( II.178)
Sokutei-Osae-Uke Bloqueio mediante a pressão da planta do pé. (I.125)
Sokuto-Osae-Uke Bloqueio mediante pressão do " pé sabre". (I.125)
Soto-Geri Yoko-Geri. (I.66)
Soto-Makikomi Grande queda pelo interior. (II.141)
Soto-Uke Bloqueio exterior em martelo, executando-o com a parte externa do antebraço ou com a parte alta do pulso. (I.49)
Sukui-Nage Queda para trás, queda em colher. (I.100)
Sukui-Uke Bloqueio com a mão recolhendo. (II.174)
Sumi-Gaeshi Queda em ângulo. (II.136)
Syku-Yokomen-Uchi Golpe em diagonal com a mão atrasada.
Tai-Otoshi Queda do corpo por obstrução. (I.84)
Tani-Otoshi Queda no Vale. (II.138)
Tate-Shiho-Gatame Controlo de Uke por quatro pontos, 8ª imobilização. (I.54)
Tate-Tsuki Golpe exterior na horizontal. (I.81)
Tawara-Gaeshi Voltear o saco. (II.175)
Te-gatame Luxação do braço controlando com a mão. (II.188)
Teisho-Uchi Golpe com a base da palma da mão. (I.82)
Tekubi-Osae Yonkyo, 4º Princípio. (I.129)
Temoto Kumi-Kata, Kumi-Uchi, Yawara, Yoroi-Kumi-Uchi.
Tettsui-Uchi Golpe com a mão em martelo. (I.98)
Tettsui-Uke Bloqueio dum soco com outro soco, em martelo, sobre o antebraço do adversário. (II.158)
Tomoe-Nage Projecção em circulo. (I.127)
Tsukkomi-Jime Estrangulamento feito com apoio. (II.146)
Tsuri-Goshi Levantar a anca. (I.100)
Tsuri-Komi-Goshi Anca pescada (I.100)
Uchi-Mata Projecção pelo interior do músculo. ( II.133)
Uchi-Uke Defesa interna. (I.49)
Ude-Garami Luxação do braço flectido. (I.103)
Ude-Gatame Controlo do cotovelo. (I.70)
Ude-Ishigi-Ashi-Garami Luxação do braço com a nossa perna em forma de garami. (II.164)
Ude-Kime-Nage Projecção com força sobre o braço pelo exterior. (II.176)
Ude-Nobashi Gokyo. Estiramento e rotação do braço, 5º Principio. (I.86)
(II.142)
Ude-Osae Ikkyo, 1º Principio. (I.52)
Ude-Uke Bloqueio com o braço de proximidade. (I.84)
Uki-Goshi Anca flutuante. (I.50)
Uki-Otoshi Queda flutuante. (I.125)
Ura-ken Ura-Uchi, Golpe com as nozes das primeiras falanges e o dorso da mão. (I.63)
Ura-Mawashi-Geri Patada circular com rotação para fora. (I.113)
Ura-Nage Projecção para trás. (II.136)
Ura-Tsuki Soco proximidade. (I.111)
Ura-Uchi Ura-Ken.
Ushiro-Geri Patada para trás. (I.83)
Ushiro-Gesa-Gatame Ushiro-Kesa-Gatame (I.106)
Ushiro-Goshi Anca Contrária. (I.127)
Ushiro-Kesa-Gatame: Ushiro-Gesa-Gatame, Controlo postero-costal do braço e do cinturão de Uke, 5ª imobilização. (I.106)
Ushiro-Kiri-Otoshi Projecção pelas suas costas. (I.86)
Utsuri-Goshi Traslado de anca. (II.161)
Waki-gatame Controlo do braço com a axila. (I.52)
Yama-Arashi Tempestade sobre a montanha. (II.186)
Yama-Tsuki Yama-Zuki, Soco montanha, ataque com dois punhos a curta distância. (II.184)
Yawara Kumi- Kata, Kumi- Uchi, Temoto, Yoroi- Kumi- Uchi. Antigo nome dado às artes de combate com as mãos vazias ( Jû- Jutsu) durante o período Edo (1603-1868). Este termo foi criado por Sekiguchi Jushin Hachi- roemon Minamoto no Sonechika ( 1647-1711 ), o fundador do Segikuchi- Ryû.
Yoko-Fimikeri Pontapé lateral cortante. (II.172)
uno Pontapé lateral aplacante. (II.172)
Yoko-Geri Soto-Geri. Patada de costas. (I.66)
Yoko-Guruma Roda de lado. (II.138)
Yokomen-Uchi Golpe em diagonal.
Yoko-Shiho-Gatame Controlo dos quatro pontos do corpo de Uke por um lado, 6ª imobilização. (I.53)
Yonkyo Tekubi-Osae, Controlo do pulso, 4º Principio. (I.129)
Yoroi-Kumi-Uchi Kumi-Kata, Kumi-Uchi, Yawara, Temoto.
Yubi-Kansetsu Luxação por extensão dos dedos da mão. (II.165)
Yuki-Chigae Nikyo, Kote-Mawasi, 2º Princípio. (I.71)
Zenkutsu-Dachi Posição aberta para diante, com a perna avançada flectida e a de trás estendida. (I.41)